2 de janeiro de 2014

Pra assistir: Língua: vidas em português

"Toda noite, duzentas milhões de pessoas sonham em português. Algumas delas estão neste filme."


O documentário Língua: vidas em português está longe de ser novidade. Dirigido em 2001 pelo moçambicano de nacionalidade portuguesa, porém residente no Brasil há mais de trinta anos, Victor Lopes, a produção mostra em suas tomadas cenas do cotidiano em diferentes países - Portugal, Brasil, Índia (Goa), Moçambique, Angola - e relatos da relação das personagens com a língua. Recentemente revisitei o documentário para um trabalho na universidade e pensei em colocá-lo aqui, para caso alguém ainda não o conheça, tenha a chance de assistir.
É um filme bem legal, apesar de se encaixar num gênero que desanima a muitos, o documentário. Para os falantes da língua (tipo, euzinha), não é difícil se sentir atingidos pela produção que traz uma reflexão atual sobre os trânsitos culturais entre os territórios lusófonos. De bônus a presença de alguns grandes nomes: João Ubaldo Ribeiro, José Saramago e Mia Couto.

José Saramago: "São pessoas que apesar de falarem português, não falam a mesma língua"

Bastante dinâmico, é um filme feito de conversas que apresentam a linguagem enquanto entidade viva, que circula, modifica-se e traz consigo uma bagagem histórica e cultural de seus falantes. Não é à toa que quando países iniciam movimentos nacionalistas ou em busca de livrarem-se das amálgamas do colonialismo a cultura é um elemento chave - e dentro dela, a língua. 
Vale a pena assistir, apesar das quase duas horas, mal dá para notar o tempo passar de tão ágeis que são as cenas. :)

João Ubaldo Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário