20 de dezembro de 2013

3 x 1: Livros

Três livros bobinhos, todos comédia romântica, para ler em um final de semana preguiçoso:



Um Dia (autor David Nicholls): mais do que uma história de amor, o livro é sobre a amizade de Emma Morley e Dexter Mayhew. Acho que a grande sacada do autor foi trazer para as páginas uma história crível - eu simplesmente amo o fim. Não é um grande romance, mas com certeza uma história bonita capaz não só de nos divertir, mas emocionar.

  • Ponto positivo extra: normalmente eu não gosto dessas capas que fazem referência ao filme baseado no livro, mas no caso de Um Dia é o oposto. Tenho e adoro essa versão com a Anne Hathaway e o Jim Sturgess na capa (e eu nunca vi o filme haha).
"Eles falavam muito pouco do que sentiam um pelo outro: não havia necessidade de frases bonitas e pequenas atenções entre amigos tão experientes." (HARDY, Thomas. Far From the Madding Crowd In: NICHOLLS, David. Um Dia. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2011, p. 333.)

O Garoto da Casa ao Lado (autora Meg Cabot): ainda que o enredo seja bastante previsível, a forma como autora apresenta a história é contagiante e muito cômica. A escrita é bem peculiar: toda em forma de e-mails. Apesar do estranhamento inicial, parece que isso torna a história mais ágil. Acho que vale ressaltar que a protagonista, Melissa Fuller, é demais. Meg Cabot é ótima em criar protagonistas carismáticas que trazem de forma mais exagerada evidente características comuns ao universo feminino.
  • Ponto positivo extra: o livro faz parte de uma série de 3 livros - esse é o primeiro, os outros dois na ordem são: Garoto Encontra Garota e Todo Garoto Tem. Todos tem um núcleo de personagens e cenários comuns, mas as histórias podem ser lidas de forma independente. 
"Você perdeu completamente o juízo. MEL, DEIXA DE SER INFANTIL. Você não adotou um orfãozinho. É um GATO. O gato do seu vizinho. Devolva o gato ao Max e pára com essa obsessão. Ele é adulto. Pode tomar conta de um gato diabético. Nad" (CABOT, Meg. O Garoto da Casa ao Lado. Rio de Janeiro: Record, 2006, p. 344)
 Como não amar uma protagonista que ama gatos & é completamente louca?  <3

Esposa 22 (autora Melanie Gideon): talvez esse livro agrade mais às mulheres que estão em relacionamentos longos - o que não é o meu caso. De qualquer forma, ainda é uma história tocante sobre a evolução e desafios do amor e do relacionamento a dois com o passar dos anos. 
  • Ponto positivo extra: os personagens secundários são ótimos! Adoro a melhor amiga da protagonista, Nedra Rao, assim como a história adolescente em segundo plano de Jude Rao (filho de Nedra) e Zoe Buckle (filha da protagonista, Alice).
"32. Que, se não tomássemos cuidado, podíamos nos esquecer um do outro." (GIDEON, Melanie. Esposa 22. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2012, p. 78.) 
Sinopse

Nenhum comentário:

Postar um comentário