6 de janeiro de 2014

Resenha: Fim

Fim é o primeiro romance de Fernanda Torres, conhecida pelo grande público pela sua carreira de sucesso como atriz. A primeira coisa que me chamou a atenção no livro foi a capa, que depois descobri ser uma fotografia de Cássio Vasconcellos de Guarujá - SP. Em seguida achei o título curioso, apesar de curto, mil possibilidades de enredo se passaram pela minha cabeça. E pra ser sincera, meu primeiro chute foi que se tratasse de um relacionamento romântico de longa data que chegava ao fim... Olha, romântico romântico não dá para dizer que era, mas que com toda certeza uma das temáticas era relacionamento, ah!, isso era.


Álvaro, Silvio, Ribeiro, Neto e Ciro são cinco amigos que nasceram lá pelas décadas de 20 e 30 do século passado. Homens muito diferentes, porém que a amizade fez suas vidas cruzarem até o final. Os cinco primeiros capítulos do livro recebem os nomes desses amigos e iniciam-se com o dia da morte do homenageado, que é escrito em primeira pessoa, em seguida, parte-se para uma escrita em terceira pessoa na qual outras personagens surgem e dão sequência a história, por vezes em ações consequentes da morte da personagem, em outras, como regressões. Assim, somos apresentados aos nossos protagonistas em suas diferentes fases da vida: descobrimos o amor, a decepção, o sonho e a alegria inconsequente junto deles.
"- Meu nome é Ciro, eu me formei em direito e isso nunca me aconteceu assim."


Pode parecer deprimente um livro em que os protagonistas todos morrem, mas não se engane. Fim é sobre a vida. Nos faz pensar sobre nossos valores e aquilo que priorizamos. Fernanda Torres teve a destreza de conseguir compor com maestria personagens tão diferentes, complexos e humanos. Nas narrativas em primeira pessoa é assombroso perceber o quanto aquelas vozes parecem reais. De bônus, o tom cômico que amaciam as verdades:
"As mulheres se negam a entender, insistem em expor suas razões estúpidas, querem mudar quem está do lado. obrigá-lo a cumprir o papel de príncipe. Os homens assistem, esperando que elas cansem, enquanto repetem os mesmos erros."

Gostei bastante do livro, é uma leitura leve, porém nem um pouco boba.  Fica a dica! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário