27 de dezembro de 2013

Como não amar... Sebos

Umas semanas atrás eu fui passear num sebo que tem perto da minha casa e pensei em compartilhar a experiência por aqui. Esse é um dos meus programas preferidos; é como ir numa livraria, mas você não faz ideia do que vai encontrar e os preços são mais amigáveis. 


Não são muitos os motivos que me fazem adorar visitar sebos, mas os que eu tenho são suficientes para sempre me fazer voltar neles. Acho que o primeiro é o clima, que ao contrário das livrarias, tem um quê de sujinho, cheirinho de poeira e de antigo. Gosto também das figuras que encontramos por lá, sempre tem um ou outro tipo esquisito. Nesse sebo das fotos o meu personagem recorrente predileto é um gato que aparentemente mora por lá. :) Falando em gatos:


O outro motivo que me faz adorar sebos é que encontrar uns achados é bem mais fácil. Tipo esse livro aí, com título e descrição super engraçados. O preço era R$7,00 e eu cogitei levá-lo apenas pela brincadeira, mas no final desisti. Talvez ainda volte para buscá-lo. 
Minhas paradas obrigatórias são sempre nos livros do Gabriel García Marques e nos do José Saramago, gosto de conferir o que está à venda e os preços. Começo por aí e sigo por toda a seção de literatura, livros de História, Filosofia, Antropologia, Arte... Raramente saio com algo porque já tenho vários livros em casa me aguardando, mas a lista de futuras leituras apenas cresce nessas visitas. Ultimamente tenho concentrado minhas compras nos sebos em livros que eu precise ler por conta da faculdade e que ou não estão disponíveis nas bibliotecas ou que eu terei que ler inteiros e sei que vou querer riscar bastante [podem me julgar, eu risco livros].


Outra coisa muito legal nos sebos é que além de livros eles são um ótimo lugar para completar coleções de mangás e hq's e procurar cd's e dvd's antigos. Minhas primeiras idas aos sebos começaram na minha fase ˜otaku˜, pois eu costumava ir aos sebos vender e comprar mangás.
Nessa minha última visita, porém, eu não resisti: comprei The Notebook do Nicholas Sparks pela bagatela de R$9,00. Me convenci de fazer essa compra porque: 1) eu acho o filme Diário de Uma Paixão lindo; 2) eu nunca li um livro do Nicholas Sparks; 3) é uma oportunidade de treinar meu inglês (rs) e 4) eu estou de férias e mereço uma leitura fácil!


Algumas coisas que eu já comprei em sebos: completei minha coleção de Fruits Basket, o dvd Ghost World: aprendendo a viver (dir. Terry Zwigoff, 2001), o livro The Notebook que eu comentei ali em cima e Ensino de História: fundamentos e métodos para um seminário da faculdade.

E vocês, preferem sebos ou livrarias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário