31 de janeiro de 2014

Eu vi... Frances Ha

Um dos filmes mais legais (senão o mais legal) que vi essas férias foi Frances Ha, de 2012, com roteiro de Greta Gerwig e Noah Baumbach e direção também do último. Ele lembra um pouco o filme Lola Versus, que eu comentei aqui, no qual Gerwig também atua como protagonista. A temática é semelhante, em ambos temos uma mocinha na beira dos trinta tentando encontrar seu caminho para a vida adulta. Porém, Frances Ha parece ser mais autêntico com seu jeitinho agridoce. 


Essa é a história de Frances (Greta Gerwig), uma aspirante a dançarina que divide apartamento em Nova Iorque com a melhor amiga, Sophie (Mickey Summer). Elas são inseparáveis, a alma gêmea uma da outra desde a faculdade e beiram a infantilidade em sua amizade. Mas eis que Sophie decide sair do apartamento e Frances se vê forçada a procurar novas pessoas para dividir o aluguel - as quais ela rapidamente se adapta. 
Frances é uma menina doce, bastante atrapalhada, que persegue seu sonho de ser dançarina com mais garra do que sucesso. Apesar da dificuldade em transitar para a vida adulta, Frances quebra uns bons dobrados ao viver sozinha, com pouco dinheiro, e uma positividade adolescente, de quem ainda tem um mundo pela frente.


Gostei bastante do filme, apesar de ser mais nova que a Frances, em vários momentos me identifiquei e senti a agonia de estar na pele dela. O filme é bonitinho, uma versão mais crua e realista de Lola Versus.


Um comentário: