4 de fevereiro de 2014

Colocando a vida (virtual) em ordem

Acho que depois que eu entrei na faculdade imaginar minha vida sem o computador se tornou algo impossível. Eu sempre gostei de ficar na internet ou jogar jogos (tipo The Sims, que a Gabe falou aqui haha), mas a importância do mundo virtual era outra. Hoje sou completamente dependente, sabem? E assim como vira e mexe eu preciso arrumar meu quarto, o mesmo acontece com meu computador. Vocês também tem esse costume?
Agora no começo do ano é uma ótima época para isso, ao menos para mim que estou de férias e tenho mais tempo para avaliar o que eu vou guardar, descartar e etc. Pensando nisso, resolvi montar esse post para contar quais são os passos que eu costumo seguir nessa organização. :)


1. Área de trabalho
Não sei como é o desktop de vocês, mas o meu vira uma bagunça só com o passar do semestre. Quando chega a época dos trabalhos finais então... Vixe! Aí é que eu desisto mesmo de manter cada arquivo em sua devida pasta, passo a guardá-los jogados em qualquer canto e fim. Então, sempre que consigo um tempo o que eu gosto de fazer é rever esses arquivos que estão salvos no meu desktop e, depois de fazer uma limpa, guardá-los em suas devidas pastas. O processo costuma ser o seguinte:

 Para começar, eu revejo arquivo por arquivo e jogo fora aqueles que são inúteis. Em seguida, organizo cada tudo em pastas. Atualmente tenho uma para faculdade, outra para ˜trabalho˜, uma de fotos e outra que chamo de "pessoal".
Também gosto de renovar o papel de parede de vez em quando  - dessa forma dá mais gosto manter tudo bonitinho e organizado. Eu gosto de colocar fotos, normalmente do meu gato (hihi), mas pela internet é fácil encontrar sites que disponibilizam imagens bem legais. Alguns dos meus favoritos: Simple Desktops, Pequenina Vanilla e La Vanille Blog. Atualmente meu papel de parede é o No fear, no limits do Pequenina.
✿ Outra mania é trocar os tradicionais ícones por versões fofurinha - para combinar com o papel de parede lindinho, sabe? haha Eu sempre busco os meus no Pixelgirl, nele você também pode procurar por papéis de parede fofos para seu celular e computador. :)


2. Caixa de e-mail
Você costuma limpar sua caixa de e-mail? Caso não, talvez esteja na hora de começar. Tire um dia para fazer apenas isso - dependendo de quando foi sua última limpa, isso vai levar um bom tempo... O legal é que você vai relembrar vários momentos da sua vida.

✿ Além de deletar aquilo que não faz mais sentido guardar na sua caixa de e-mail, crie pastas para melhor arquivar as mensagens que deseja guardar. Assim, além de deixar tudo mais organizado e com acesso mais fácil, vai ser mais simples manter a organização.
✿ Já pensou em usar um gerenciador de e-mails? Para quem tem mais de um e-mail esse tipo de programa é uma mão na roda, pois, além de economizar tempo, evita que você entre na internet - quem nunca jurou que só ia verificar os e-mails e voltar para os estudos, mas se perdeu pelo Facebook? haha Eu uso um que já veio no meu notebook, mas em uma pesquisa rápida pela internet já achei vários (apenas não vou recomendar porque não os conheço). Alguém tem algum para indicar?

3. Músicas, filmes e fotos
Eu não sou a expert em tecnologia, então talvez até existam formas melhores de arquivar/organizar os arquivos que nós temos no computador, mas vou compartilhar com vocês a minha maneira.

✿  Músicas: eu só deixo arquivadas no meu computador aquelas que eu realmente gosto. Não deixo arquivada músicas que eu gostava em 2006 e hoje não suporto ouvir nem os primeiros 30 segundos, sabe? Não tem pra quê acumular tralha assim, nem no computador. Sem falar que hoje é tão fácil baixar essas coisas, caso te dê saudade, basta um clique.
✿  Filmes e fotos: guardo ambos em pen-drives. Não gosto de deixá-los no computador porque são arquivos mais pesados e que eu não preciso acessar toda hora - na verdade, acesso muito raramente, então para quê deixar lá ocupando espaço?

E quais são as dicas de vocês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário