22 de abril de 2014

De bem com a vida: Hatha Yoga

Acho que nós nunca comentamos sobre atividades físicas por aqui, né? Não vou dizer que eu sou uma grande fã de exercícios físicos, mas ultimamente eu ando relativamente ativa e acho que finalmente encontrei atividades que gosto. Hoje vou falar de uma delas, que na verdade foi a última que comecei a praticar e que estou gostando muito: a yoga.


Há mais ou menos um mês me matriculei em uma academia que tem perto de casa e por lá há aulas de yoga quatro vezes na semana - tenho tentado ir ao menos em duas delas, para manter uma frequência. A modalidade praticada por lá é a Hatha Yoga e eu estou dizendo isso porque, não sei se vocês sabem, mas existem várias escolas com variações sensíveis de uma para a outra. Como não há outras opções na academia, não tive exatamente que escolher qual era a mais adequada para mim, mas fica a dica para quem pensa em praticar a modalidade: procure saber as diferenças para escolher a que melhor combina com você.
Bom, de qualquer forma, gostei bastante da Hatha Yoga e tem sido uma experiência bem legal. Lá onde faço as aulas são de 90 minutos e, apesar de parecer muito tempo para se perder em uma única atividade aqui vai o primeiro grande trunfo da prática: ela não nos tira o tempo, nos dá. Após cada aula minha mente e corpo saem tão calmos que tudo parece mais fácil de se resolver. Mágico, não?

Descobri que Hatha tem um significado muito legal: "ha" significa "sol" e é representado pelo corpo, enquanto "tha" significa "lua" e é representada pela nossa consciência. A junção dos dois no "hatha" significa a busca pelo equilíbrio entre as forças lunar e solar, que é alcançado através da união do corpo com a mente. Muito lindo, né?
A aula tem bastante foco no corpo e, ao menos para a iniciante aqui, são todas bastante desafiadoras. Apesar das posturas serem simples, elas exigem força e flexibilidade que eu aos poucos estou desenvolvendo. Durante a prática o ideal é que a atenção esteja toda voltada para atividade, de forma a unir alma e mente na busca pelo alinhamento corporal, emocional e comportamental. 

Estou gostando bastante e espero continuar praticando. E vocês, já conheciam a Hatha Yoga? Praticam alguma outra modalidade? Contem nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário