18 de janeiro de 2014

Começando o dia bem

Acho que nada me gera sentimentos mais contraditórios do que a minha alimentação. É assim: quando estou sozinha em Campinas morro de preguiça de planejar o que vou comer ao longo da semana enquanto que quando volto para a casa dos meus pais morro de saudade da independência de poder escolher quando e o que vou comer. Vai entender.
O negócio é que fazer comida para apenas uma pessoa pode ser meio complicado, leva um tempo até a gente aprender direitinho qual a quantidade certa que devemos utilizar de cada ingrediente e até o quanto que devemos comprar de cada alimento para que ele não apodreça esquecido na dispensa.
Por essas e outras que eu demorei a me adaptar à ˜culinária para um˜, digamos assim haha. No começo eu pulava várias refeições ou as fazia fora de casa, fosse em uma cantina ou no próprio restaurante. E é claro que isso estava longe de ser bom para minha saúde e bolso. Mas depois de três anos eu aprendi uma ou outra coisa e hoje vou compartilhar dicas para a mais renegada das refeições: o café da manhã!


Dica número 01: antes de dormir, pense no que você vai comer na manhã seguinte e, se possível, já deixe tudo em ordem. Existe horário pior para pensar do que logo ao se levantar? Pois é, não há. Tudo é mais difícil pela manhã, somos mais lentas e isso resulta em dificuldade para tomar decisões simples como escolher o que vestir ou o que comer. Por isso, antes de dormir já deixe tudo mais ou menos em ordem. Por exemplo: se você gosta de sucrilhos ou granola com leite, já deixe o cereal pronto em uma tigela e a proteja com filme plástico, assim pela manhã basta acrescentar o leite.

Dica número 02: pense no que você gosta de comer no café da manhã e programe-se para que esses alimentos não faltem. Essa dica é bem simples, basta um pouco de organização e algumas artimanhas. Por exemplo: se você adora comer pão pela manhã, mas sofre para acabar com os pacotes sozinha e acaba desperdiçando muito alimento, a dica é congelar os benditos. Guarde-os no congelador e na noite anterior coloque o número de fatias que deseja comer no café da manhã para dormirem na geladeira. Para não correr o risco do pão ficar meio molhado (eca!), proteja-os com filme plástico - ao menos eu sempre fiz isso e nunca tive problemas.

Dica número 03: tenha o costume de comprar frutas, elas são uma ótima fonte de energia. Várias vezes pela manhã eu acordo com pouca fome ou com bastante pressa - e muitas vezes uma combinação dos dois. As frutas acabam sendo uma ótima saída, pois o seu preparo é rápido e elas não pesam no estômago. Você pode comê-las in natura ou inventar formas, algumas das minhas prediletas:

01 banana amassada com aveia e mel;
Vitamina de frutas variadas;
Frutas com iogurte e granola;
Torrada com mel e rodelas de banana;
Suco natural de frutas.

Banana + frutas vermelhas + aveia + leite = vitamina lilás <3 hihi
Dizem que o café da manhã é a principal refeição do dia, importantíssima para garantir aquele gás inicial. Particularmente essa é a minha refeição predileta. Um dos primeiros posts do blog tem uma sugestão de suco verde bem gostoso, ótimo para esse período do dia - clica aqui para ver!
E quais são suas dicas para o café da manhã?

2 comentários:

  1. Infelizmente não posso ter um café da manhã do jeito que eu gostaria, como acordo cedo para trabalhar, não sobra tempo e acabo tomando café no trabalho, ai é sempre o básico: café, leite, pão, requeijão... De vez em quando levo uma fruta hahaha. Amei o blog! Beijoos.

    http://esfriouocafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, a correria atrapalha muito mesmo na hora de tomar café da manhã. Eu acabo perdendo umas horas de sono para conseguir tomar hehe. Obrigada pela visita!

      Excluir