27 de janeiro de 2014

Indo morar em... Pensionato

Semana passada a Gabe contou sobre como é morar em república e hoje o post é sobre como é morar em pensionato!
Quando eu passei na universidade eu tinha acabado de fazer dezoito anos, isso lá em 2011, e meus pais não me deram muitas opções: eu iria morar em pensionato feminino e pronto. Eu sei que muitas pessoas tem várias coisas contras esse tipo de moradia, porém eu não tinha e depois de três anos continuo a não ter. Vou contar para vocês como foi a minha experiência com suas vantagens e desvantagens.


Meu pensionato era exclusivamente feminino, no início éramos doze meninas divididas em seis quartos (um individual, quatro duplos e um triplo). A dona não morava conosco, porém nos visitava dia sim dia não pela manhã bem rapidamente. Seus olhos eram a empregada doméstica, que vinha de segunda a sexta para limpar a casa, lavar a louça e roupas e passar as últimas. Nós, moradoras, apenas nos preocupávamos em fazer nossa própria comida.
Havia poucas regras na teoria e menos ainda na prática. Na teoria elas eram: não trazer visitas, não incomodar as demais moradoras e não consumir drogas lícitas e/ou ilícitas na casa. Na prática elas eram: não incomode as outras moradoras para que elas não te denunciem. Isso por um lado era bom, pois assim nós conseguíamos realizar pequenas festinhas com amigos do curso e trazer o namorado para casa. O lado ruim é que imprevistos e ˜acidentes˜ eram frequentes.

Mulheril todo junto, imagina só se dá confusão...
Normalmente as pessoas que procuram pensionatos são ou bixetes ou pessoas mais velhas que querem um lugar calmo e organizado para viver. Se esse é o seu caso, o pensionato pode ser uma ótima opção. Mas não pense que porque há regras e alguém para reclamar (no caso, a dona do pensionato) que os problemas estão eliminados. Assim como para viver em república, a diplomacia é a chave para enfrentar os dias sem estragar o convívio. Em pensionatos como o meu, em que a dona não morava conosco, quem define as regras na prática são as próprias moradoras da casa, por isso é muito importante o diálogo.

Se você pensa em morar em pensionato algumas coisas importantes para se verificar antes de assinar o contrato são:
  • Se a dona ou dono moram na casa: caso eles morem, procure saber se eles tem contato direto com os estudantes e se há horário para entrada e saída da casa. Eu não recomendo pensionatos com horários limite, pois isso pode atrapalhar não somente quem curte ir em festas, mas também quando você precisar madrugar na biblioteca estudando para aquela prova ferrada;
  • A limpeza da cozinha e banheiros: dê uma olhada no estado da pia e banheiros, eles são bons indicativos de como são as meninas que moram na casa. Acredite em mim, a louça suja vai ser um fator de discórdia;
  • Procure saber se há estudantes mais velhas ou se a maioria são bixetes: isso diz muito sobre o clima da casa. Ter moradoras antigas é bom, especialmente para as recém-chegadas, pois elas agregam muita bagagem de vida. Isso provavelmente indica um pensionato calmo e organizado. Já um pensionato com bixetes tende a ser mais animado. Os dois podem ser legais e nada disso é regra, é claro. 

Eu morei três anos no mesmo lugar e gostei muito da minha experiência. As vantagens que eu via eram a organização, praticidade e limpeza da casa. Não havia preocupação com contas a pagar, consertos da casa, quem vai limpar o que... De bônus conheci meninas de vários cursos e países: morei com uma japonesa, uma italiana e uma peruana.
Como desvantagens acredito que a principal seja a falta de liberdade (apesar de não ser isso que me fez sair do pensionato). Você não pode palpitar em quem entra ou na casa, redecorar os ambientes ou redistribuir as moradoras pelos quartos. Festas? Nem pensar, somente as pequenas e com a autorização de todas as da casa.

Esse ano vou para um apartamento com uma amiga apenas, pois cansei de morar com tanta gente. Porém o que me fez cansar no pensionato provavelmente não seria diferente em uma república. Cansei da bagunça na pia, das mil pessoas que surgiam bêbadas pós-festa justo quando eu estava estudando para aquele trabalho ferrado, cansei de descobrir que mexeram nas minhas coisas ou que esqueceram de trancar o portão da casa. Morar com várias pessoas pode ser muito cansativo, mesmo em um pensionato que, ao menos em teoria, é mais organizado.
E você, já morou sozinha ou pretende morar? Conta pra gente a sua experiência!

5 comentários:

  1. Eu pretendo me mudar para um pensionato em setembro. Confesso que to um pouco nervosa mas bem animada para essa mudança na minha vida. Parabéns pelo texto, amei o blog <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yara! Desculpa a demora absurda para responder. Boa sorte nessa nova fase da sua vida. Se quiser, podemos conversar mais sobre isso. E eu e a Gabe ficamos muito felizes que você tenha gostado do blog. :)

      Excluir
  2. Eu já morei em uma casa com vários estudantes e não foi nada bom muita desorganização na pia na cozinha e no banheiro, depois eu mudei para outro lugar uma República estadual foi razoável a convivência aprendi muito com todos, dai por problemas no quarto. Depois me mudei para uma casa da minha Cidade que fica na capital, pior muito fuxico e gente pra cuidar de sua vida, estou para sair para una pensão, e olha que só tenho 22 anos. Hehe

    ResponderExcluir
  3. Eu já morei em uma casa com vários estudantes e não foi nada bom muita desorganização na pia na cozinha e no banheiro, depois eu mudei para outro lugar uma República estadual foi razoável a convivência aprendi muito com todos, dai por problemas no quarto. Depois me mudei para uma casa da minha Cidade que fica na capital, pior muito fuxico e gente pra cuidar de sua vida, estou para sair para una pensão, e olha que só tenho 22 anos. Hehe

    ResponderExcluir
  4. Olá ! como costuma ser a preocupação dos donos da casa com os estudantes ? Sou pai de uma menina e minha preocupação é ser avisado em caso de doença, se está indo às aulas, etc...
    Parabéns pelo blog, está muito bem feito!

    Abs

    Luciano
    luciano_natura@yahoo.com.br

    ResponderExcluir